PERIODIZAÇÃO POR CICLOS

A periodização de um programa de treinamento é fundamental para o sucesso nos objetivos traçados ao iniciar a rotina de treinamento. Tal estratégia exige várias etapas, denominadas Microciclos, Mesociclos e Macrociclos, onde cada uma delas tem uma função e características próprias. Abaixo destacaremos o conceito de cada um deles:

Microciclo

Os Microciclos são as menores unidades do processo de periodização. São caracterizadas pelas sessões de treinamento e podem ser variáveis em período de acordo com a quantidade de sessões totais, normalmente totalizando entre 1 a 4 semanas de treinamento, variando de acordo com a capacidade a ser trabalhada.

Os objetivos a curto prazo são conquistados de microciclo á microciclo, como a melhora em alguma técnica mais simples, correção de posicionamento, entre outros. O ajuste da intensidade e volume de treinamento é fundamental nessa fase para se alcançar os resultados esperados sem que haja contratempos.

Nesse momento, o treinador deve interagir com o aluno/atleta e expor objetivos, métodos utilizados, discutir dificuldades, prioridades e o desenvolvimento (BISQUOLO, 2010).

Mesociclo

 

O Mesociclo é uma etapa mais extensa no período de treinamento e normalmente tem duração de 2 a 6 semanas ou microciclos (BISQUOLO, 2010).

A duração dos mesociclos são variáveis de acordo com o período proposto para alcançar objetivo geral. Em geral, existem mesociclos em várias etapas, tais etapas serão analisadas por professores e alunos, para maximizar os resultados, a curto, médio e longo prazo.

Macrociclo

O planejamento geral, visando o maior objetivo de um periodo longo de treinamento é denominado Macrociclo. Um macrociclo é composto de vários mesociclos (no mínimo quatro). Um mesociclo é formado por vários microciclos, normalmente de dois a seis (Dantas, 1985).

A união entre os resultados dos micro e mesociclos levam ao resultado conquistado no macrociclo. Ele pode ser variável dependendo da modalidade praticada.

 

Sendo assim, nos da HÍBRIDA acreditamos que bom planejamento de todas as etapas do treinamento, é um diferencial para conquista de grandes resultados, prevenção de lesões e garantia de uma excelente qualidade de vida, sendo determinante para o alcance de ótimos resultados. Devemos levar em consideração que, na teoria, a periodização é um fator básico quando se trata de treinamento, mas nem sempre isso é feito. Com isso criamos programas e protocolos exclusivos de avaliação e montagem de periodização, com o intuito de arquivar essas informações e ao decorrer das sessões de treinamento apresentar para o aluno.